Brasil

A crise econômica mundial

A crise econômica ganhou autonomia em relação ao choque que a gerou. Isto é, apesar de a crise econômica ter origem na pandemia, é improvável que a solução do problema médico-sanitário resolva o problema e econômico.

Não há quem considere que a crise econômica global atual seja independente da pandemia de Covid-19. Justamente por isso essa crise se distingue das passadas. Isto é, apesar de a crise econômica ter origem na pandemia, é improvável que a solução do problema médico-sanitário resolva o problema e econômico.

Acumulam-se evidências de que o choque econômico gerado pelo novo corona vírus difere quanto aqueles vivenciados na Grande Depressão e na Crise Financeira Global de 2007-2009. O choque atual incide sobre uma economia que já vinha em desaceleração.

O que é uma crise econômica:

Uma crise econômica é caracterizada por um período de redução do nível de produção de um país, que está relacionado à redução do consumo, queda tas taxas de lucro e aumento do desemprego.

Devido ao movimento cíclico dos níveis de produção, a economia pode ser analisada dentro de uma dinâmica de ciclos econômicos. Assim, podemos classificar as crises econômicas de maneira simplificada em fases de recessões e depressões.

Uma recessão é uma retração da economia e costuma ser caracterizada pela queda o Produto Interno Bruto (PIB) por dois trimestres consecutivos.

Uma depressão, por sua vez é uma queda abrupta do PIB de um país ou então um prolongamento excessivo de uma recessão. Isto é, são crises duradouras, com profundos impactos na economia de um país.

Nas depressões os indicadores econômicos sofrem grande redução, as taxas de desemprego são muito altas e é comum que grandes empresas ou instituições financeiras decretem falências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *