Cuidados com a saúde – O que é o Menisco

Cuidados com a saúde – O que é o Menisco

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas, que funcionam como amortecedores de impactos e estabilizadores do joelho, diminuindo o atrito entre os ossos e outros componentes presentes na articulação. Devido à localização, os meniscos são vulneráveis aos movimentos rotacionais e podem sofrer algum tipo de desgaste e lesionar.

SINAIS E SINTOMAS

Quando o menisco sofre alguma lesão, a articulação fica rígida e com maior resistência à flexão e é comum a ocorrência de episódios onde o joelho “trava” e a pessoa não consegue esticar as pernas.

Dores e inchaços, provenientes da retenção de líquido no joelho, também são alguns sinais da possível lesão de menisco. Após a incidência de algum trauma ou travamento do joelho, é importante fazer o acompanhamento com médico especializado para verificar a existência de alguma lesão, pois pode evitar o desenvolvimento de algum processo degenerativo da articulação e poupar problemas futuros.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O diagnóstico da lesão de menisco pode ser feito com base em exames de imagem, principalmente por meio da realização de ressonância magnética, que poderá identificar o tipo, o tamanho, a localização e a gravidade da lesão.

Mateus Martinez – Fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Nota: Há indicação médica para o uso de bolsa de gelo, três vezes ao dia para aliviar os sintomas.

sponceborges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *