IMPORTANCIA DO VOTO
Este ano teremos eleições municipais para prefeitos e vereadores.
Dada a importância da figura do prefeito municipal como chefe do poder executivo, o voto consciente, enquanto fruto direto da avaliação dos candidatos e coligações é uma arma importantíssima no enfrentamento à corrupção, ao desmando, à coisa mal feita e à falta de capacidade administrativa, tão maléficos ao bem da coletividade. Assim, votar sem consciência equivale, em um jogo de futebol, a chutar para o gol sem se preocupar com questões básicas, como, direção da bola e força do chute. Em muitos casos, pior do que chutar para fora é marcar um gol contra.
Quais são as funções de prefeito?
Vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social.
Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a ideia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública.
Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar, quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-prefeito.htm