FATO OU BOATO

FATO OU BOATO

Como o assunto mais importante no momento e de vital importância em nossas vidas são as eleições, vamos a alguns esclarecimentos.

Uma nova versão sobre um boato antigo circulou no aplicativo WhastsApp e confundiu o eleitorado sobre o funcionamento dos votos brancos e nulos. A publicação afirmava que se a eleitora ou o eleitor votasse apenas para presidente e em branco para os demais cargos o voto seria considerado “parcial” e, por isso, acabaria sendo anulado.

A postagem também dizia que só eram computados como válidos os votos “completos”, ou seja, para todas as vagas que estão em disputa nas Eleições Gerais de 2022 (Deputado federal, deputado estadual ou distrital, governador, senador e presidente).

A informação é falsa. Ao contrário do que afirma o boato, é possível votar somente para presidente ou para qualquer outra função se for essa a vontade do eleitor. Isso acontece porque a urna eletrônica contabiliza cada voto individualmente e a escolha por votar em branco ou nulo em um dos cargos não interfere na forma como a votação será computada pelo aparelho.

Fonte TSE.

sponceborges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *