O astigmatismo tem cura?

O astigmatismo ocorre quando a córnea, parte anterior transparente dos olhos, apresenta uma alteração da sua curvatura, fazendo com que a luz que chega aos olhos não consiga ser focalizada adequadamente na retina, o que impede o nosso cérebro de criar imagens nítidas. O astigmatismo é um problema de visão que se enquadra no que chamamos de erros refrativos ou erros de refração, ou seja, é uma alteração da anatomia dos olhos que afeta a forma como a luz chega à retina.

É um distúrbio visual relativamente comum na população e que se caracteriza como uma visão “embaçada”, independentemente da distância em que o observador está do objeto. O astigmatismo apresenta como causa um formato irregular da córnea ou do cristalino.

Outras formas comuns de erros de refração são a miopia, o hipermetropia e a presbiopia. O astigmatismo normalmente pode ser corrigido de forma não cirúrgica, ou cirúrgica.

1- Não cirúrgica
O modo mais fácil e acessível para as pessoas corrigirem seu astigmatismo é o uso de óculos. A maioria dos astigmatismos são regulares e facilmente corrigidos com óculos de grau. Uma opção também muito popular é o uso de lentes de contato.

2- Cirúrgicas
Há diversos tipos de cirurgia para correção do grau, para escolha da melhor opção uma avaliação completa de olho deve ser feita.
Qualquer cirurgia, de modo geral, apresenta riscos. O cirurgião oftalmológico pode avaliar qual a melhor opção para aspessoas que querem corrigir o astigmatismo de modo definitivo e deixar de usar óculos ou lentes de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: