CATETERISMO E ANGIOPLASTIA. QUAL A DIFERENÇA?

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

O cateterismo é um procedimento invasivo que atua no diagnóstico de algumas condições cardíacas. Um médico Cardiologista Intervencionista faz uma pequena incisão por onde o cateter percorre um vaso sanguíneo até chegar ao coração.

É um exame indicado para mostrar obstruções das artérias coronárias, alterações no funcionamento das válvulas e esclarecer possíveis alterações anatômicas ou detalhes de uma malformação congênita.

A angioplastia é um procedimento intervencionista empregado para combater a obstrução das artérias que conduzem o sangue ao coração. Com o auxílio de um cateter, balões e “stents” são levados até o vaso lesionado com a função de aumentar a passagem de sangue.

Tanto no cateterismo quanto na angioplastia as complicações são raras, no entanto, somente um Médico Cardiologista Intervencionista pode passar as orientações sobre os cuidados fundamentais antes e após o exame/procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: